Parques e atrações abrem as portas para Dia Nacional da Pessoa com Deficiência 2021

Ação do Sindepat permite que pessoas com deficiências e seus acompanhantes visitem gratuitamente parques e atrações na Semana do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

No início de dezembro, entre os dias 6 e 10, parques e atrações turísticas associados ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) abrirão suas portas para comemorar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (DNPD). O evento foi idealizado pelo Sindepat e entra em sua 11ª edição em 2021, depois de um ano de interrupção, por conta da pandemia de Covid-19. Vinte parques e atrações já confirmaram participação na semana comemorativa, recebendo gratuitamente pessoas com deficiências e seus acompanhantes para momentos de muita diversão. A ação conta ainda com a parceria da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), que convida seus associados a se juntarem às comemorações.

Cada parque ou atração turística escolhe um dia entre os sugeridos pelo Sindepat para comemorar a data, que celebra a inclusão. “Trabalhamos muito para que todos tenham a oportunidade de experimentar a alegria que nossos parques e atrações podem oferecer. Infelizmente, a pandemia não permitiu que a ação fosse realizada em 2020, mas estamos muito felizes em poder receber novamente esse público tão especial”, diz o presidente do Sindepat, Murilo Pascoal. “Depois de tudo que vivemos nos últimos tempos, entendemos que o lazer é direito de todos e fundamental para nosso bem-estar. Nosso trabalho diário é para que todos tenham a oportunidade de vivenciar a emoção e alegria dos nossos empreendimentos”, completa.

Para ampliar o número de pessoas atendidas, alguns parques e atrações optaram por celebrar a data em mais de um dia, como o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC), que realizará a ação durante toda a semana. No Rio de Janeiro, o BioParque e o AquaRio, administrados pelo Grupo Cataratas, também receberão visitantes convidados quatro dias da semana. “Fizemos esse convite a nossos associados ainda neste mês, acompanhando os números da pandemia e da vacinação, e ficamos muito satisfeitos com a rápida aceitação por parte deles”, conta Carolina. “Duas dezenas de parques já confirmaram participação, mas acreditamos que esse número ainda vá aumentar até a realização do evento”, completou.

Como funciona

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado em 3 de dezembro. O objetivo é valorizar a inclusão e as diferenças. Instituições e ONGs inscrevem-se junto aos parques e atrações turísticas para participar da ação promovida pelo Sindepat. A entrada é gratuita e cada parque ou atração é responsável pelas atividades oferecidas aos visitantes e seus acompanhantes.

Conheça os parques/atrações com participação confirmada neste ano:

SÃO PAULO

Magic City

Playcenter Family

Playland Osasco

Tauá Atibaia

Wet´n Wild

CEARÁ

Beach Park

GOIÁS

Hot Park

PARANÁ

Blue Park Foz

Marco das Três Fronteiras

Parque Nacional do Iguaçu

Turismo Itaipu

PERNAMBUCO

EcoNoronha

RIO DE JANEIRO

AquaRio

BioParque do Rio

Bondinho Pão de Açúcar

Paineiras-Corcovado

SANTA CATARINA

Beto Carrero World

FG Big Wheel

Oceanic Aquarium

Parque Unipraias

Sobre o SINDEPAT – Fundado em 2003, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. Representamos e defendemos os interesses do setor juntos aos Poderes Legislativos e Executivo, imprensa e mercado, buscando estabelecer bases sólidas para o crescimento contínuo dos negócios (www.sindepat.com.br).

Fotos do DNPD de 2019 podem ser acessadas aqui:

http://sindepat.com.br/galeria/dia-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-dnpd-2019

Deixe uma resposta