Nem sempre é fácil ser mãe, esposa, dona-de-casa, trabalhar e estudar, tudo ao mesmo tempo! As solicitações são mais-que-muitas. E há sempre alguma coisa em casa para arrumar, limpar ou organizar. Por isso, simplificar a sua vida não é apenas importante. É vital para que possa ser realmente FELIZ!
Não pelo tempo que perde a fazer todas as tarefas miudinhas do dia-a-dia, mas pelo tempo que não passa com a sua família ou com o seu marido, ou simplesmente sozinha a fazer algo que gosta!
Na maior parte dos dias não consegue estabelecer prioridades e chega ao final do dia com a sensação de não ter feito nada…
Se isto lhe acontece com frequência, então está na altura de simplificar a sua vida.
Esse conteúdo foi reproduzido do site www.beesytoeasy.com, escrito por Filipa. Portuguesa, mãe de 4 filhos, que trabalha, estuda e, quando chega a casa ao fim do dia, orienta os trabalhos de casa dos mais velhos, ajuda os mais pequenos com os banhos e dá uma mãozinha no jantar.
Link da matéria original: https://www.beesytoeasy.com/4-passos-para-simplificar-sua-vida/amp/
Porque é importante simplificar a sua vida de mãe ?
Será mais fácil limpar e arrumar: em vez de perder tempo a arrumar e organizar todos os carregadores de telemóvel e tablets, ou as tampas dos tupperwares, porque não livrar-se de metade deles? Precisa realmente de todos?
Há quase 2 anos que eu comprei a Bimby e desde então praticamente não utilizo os meus tachos e panelas. Apenas muito excepcionalmente, quando cozinho para mais pessoas além dos 6 cá de casa. E uso apenas 1 ou dois tachos. Ainda assim, tenho um gavetão da cozinha cheio de tachos e panelas e que serão a minha próxima aventura para simplificar a minha cozinha!
Será mais fácil encontrar o que precisa: em vez de ter 2 ou 3 objetos iguais espalhados pela casa ou em gavetas desorganizadas (canetas, borrachas, lápis, tesouras, …) opte por ter menos quantidade. Atribua um local a cada objeto e saberá sempre onde o encontrar!
Irá poupar nas compras: quando se afastar dos hábitos consumistas verá como irá pensar duas vezes antes de comprar qualquer objeto para a sua casa. E não estará a poupar apenas na compra. Lembre-se no dinheiro que gasta para manter funcionais todos os equipamentos e objetos que tem em sua casa.
Terá mais tempo: aplique algumas destas ideias às suas atividades e à sua agenda. Aprenda a dizer não aos compromissos e actividades desnecessárias que só a afastam daquilo mais gosta.
Com o tempo, ao simplificar a sua casa e as suas tarefas verá como a sua vida também ficará mais simples, mais livre. Irá conseguir dar atenção àquilo que é realmente importante para si.
Aqui ficam os 4 passos para simplificar a sua vida de MÃE.
Experimente começar com uma ou duas dicas do primeiro passo. À medida que se forem tornando um hábito, vá acrescentando outras rotinas que a ajudem a tornar o seu dia-a-dia menos complicado.
Não passe para o passo seguinte sem ter experimentado meia-dúzia de ideias do passo anterior. Será muito mais fácil avaliar se um compromisso ou evento é realmente importante para si quando já fez essa experiência várias vezes com peças ou objetos que possui.
4 Passos para simplificar a sua vida de MÃE
Elimine a tralha (“destralhe”) (antes de se organizar)
- Evite a zona dos saldos no supermercado e pare de comprar coisas que não precisa
- Elimine os objetos grandes que já não utiliza (eletrodomésticos avariados, móveis que não utiliza…). Apesar de existir imensa tralha pequenina na sua casa, se começar pelos itens grandes estará a libertar um espaço maior muito mais rapidamente.
- Faça a sua cama todos os dias
- Tenha apenas 1 lugar com brinquedos dos miúdos
Organize as suas rotinas
- Crie rotinas na sua vida. Comece por criar uma rotina da manhã, onde planeia o seu dia. A partir daí será tudo mais fácil.
- Termine as tarefas incompletas.
- Organize as suas finanças.
- Planeie e prepare refeições simples. Não precisa de ter um menu de chef todos os dias ao jantar. Planeie com antecedência as suas refeições, faça as compras com calma e compre apenas o que precise.
Simplifique as suas relações
- Aprenda a dizer não. A maior parte do tempo somos interrompidos e atraídos para resolver problemas e dar atenção a tarefas que não são nossas. Se isto lhe acontece no trabalho ou mas suas relações pessoais, aprenda a avaliar e a dizer não, caso interfira com os seus objetivos pessoais. Como mães, isto acontece muito frequentemente. À medida que os filhos vão crescendo ensine-os a serem autónomos. Eu sei que, agora que eles são pequenos, é muito mais rápido se formos nós a fazer. Mas se pensar a longo prazo, quando tiverem 15 ou 16 anos vão continuar a achar que a mãe faz/limpa/arruma tudo!!!
- Passe mais tempo sozinha a fazer algo que lhe dê prazer. Ler um livro, fazer uma caminhada, ou simplesmente rezar.
- Passe menos tempo nas redes sociais.
Aprenda a abrandar o seu ritmo de vida
- Faça uma lista de “Do-do’s” viável. Estabeleça prioridades e tenha em conta o tempo que demora a realizar cada tarefa.
- Coma devagar
- Deixe o seu trabalho no trabalho.
- Encha o seu dia com prazeres simples. Faça uma lista com os seu prazeres simples preferidos (abrir a janela e respirar o ar fresco, comer um quadradinho de chocolate, dormir uma sesta de 10 minutos…) e distribua-os pelos seus dias.
E se tem dúvidas em relação a algum objeto, compromisso ou tarefa faça estas questões a si própria:
- Se a minha casa ardesse hoje (Deus queira que não!) voltaria a comprar este objeto?
- Como ficaria a minha vida se eu faltasse a este compromisso ou não fizesse esta tarefa?
Espero que estas ideias a ajudem!
Mas se precisa de mais ajuda para dar conta de todas as suas tarefas, então talvez precise de um método simples para dar prioridade ao que realmente é prioritário e assim conseguir ter mais tempo para o que é realmente importante para si!
Boas organizações!
