Valinhos recebe sua 4ª edição da Virada Sustentável

Valinhos recebe na próxima sexta-feira (12) sua 4ª edição da Virada Sustentável, evento que promove, de forma descontraída e inclusiva, uma visão inspiradora sobre os resultados positivos da sustentabilidade no dia a dia da sociedade. Serão 17 atrações, todas gratuitas, com ênfase em artes visuais, dança, cinema e teatro. O ponto central das ações será o CACC (Centro de Artes Cultura e Comércio “Adoniran Barbosa”).

A Virada Sustentável, que também ocorrerá em Campinas no final de semana (nos dias 12 e 13), é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura + Esporte, realização do Instituto Virada Sustentável e patrocínio máster da WestRock. A expectativa é que cerca de mil pessoas sejam impactadas pelo evento ao longo do dia. Confira a programação completa em www.viradasustentavel.org.br.

Quem abre as programações dos períodos da manhã e da tarde (às 8h e às 13h30) é o Grupo Itinerante Anelo Itália, do Instituto Anelo. O conjunto passeia entre o público tocando, cantando e interagindo por meio da música popular brasileira. Durante a manhã, alunos de escolas públicas previamente agendadas acompanham intervenções de música e teatro com a Banda Palhacinfônicos e o espetáculo “Clap Clown”, ambos projetos da ONG Hospitalhaços, e assistem ao espetáculo teatral “13 Gotas”, do Projeto Circula BuZuM (ônibus transformado em um teatro de bonecos ambulante).

Ainda pela manhã, cinema e narração de histórias para a criançada:  o projeto CineBaru fará três sessões de 30 minutos com curta-metragens da Mostra Sagarana de Cinema, que abordam temas como a relação campo e cidade, a questão hídrica, gênero e diversidade, e agricultura familiar. Já a companhia Brincarte leva narradores para apresentar o espetáculo “Brincando com a Boitatá e a Bernunça”. Eles contarão as histórias e depois farão um cortejo com as duas figuras de nossos mitos e lendas.

À tarde, mais três sessões do projeto CineBaru, outras três do Circula BuZuM e duas novas atrações: uma com o artista de rua Efigee (Fernando Generoso), com a oficina de grafite “Tecnologia, conexão e sustentabilidade”, e outra com a “Fabriquinha de Brinquedos Inclusivos”, de Priscila Ribeiro, que conta com 48 jogos de mesa e brinquedos confeccionados com materiais recicláveis e acessíveis para pessoas com deficiência. As intervenções artísticas do período da tarde serão encerradas às 16h10, com a Banda de Música do Projeto Guri – Polo Piracicaba. O conjunto apresenta, por meio de instrumentos de sopro e percussão, repertório com dobrados, valsas, marchinhas, música erudita, e temas de filmes e séries.

A programação noturna será aberta às 19h com duas atrações. A primeira é o Coro Infanto Juvenil do Projeto Guri – Polo Jundiaí. No repertório, MPB, músicas eruditas, peças folclóricas, rock, pop e canto coral. No mesmo horário, mas no Centro Fundo Social de Solidariedade (Rua José Milani, nº 258), Renato Neves Sarmento apresenta o recital “Violão através dos séculos”, uma homenagem ao instrumento com apresentação de canções que começam no italiano Luys de Milan, passam por J. S. Bach, viaja através dos séculos e chega a Villa-Lobos e Milton Nascimento.

De volta ao CACC, Fernando Generoso retorna às 19h30 com mais três sessões da oficina de grafite, enquanto o público escuta músicas selecionadas por um DJ. Ainda no mesmo local, das 8h às 22h, a população poderá desfrutar da Exposição Tèrun, do fotógrafo Tomás Cajueiro. A série dá voz aos acampados da ocupação Marielle Vive, em Valinhos. Parte das imagens e histórias foram feitas nos dois primeiros meses do acampamento, entre abril e maio de 2018. Foram registrados o surgimento, os primeiros passos, estacas e esperanças de um espaço hoje ocupado por mais de mil famílias.

4ª Virada Sustentável Valinhos

Quando: 12 de abril

Local: CACC (Centro de Artes Cultura e Comércio “Adoniran Barbosa”)

Endereço: Av. dos Esportes, s/nº – Vila Olivo

Deixe uma resposta