Festa das gerações reúne idosos e crianças neste domingo

Chamada de avós de aluguel na Europa, a iniciativa de promover um momento de vivências e troca de experiências é da Casa de Repouso Bem Viver e da Ballon Studio no Dia do Idoso

 

Um ensina o outro. Um aprende com o outro. Todos saem ganhando. A experiência adquirida com o tempo e o conhecimento da vida se completam e se fundem com a curiosidade e a vontade de explorar o mundo de quem está chegando agora. Esta é a proposta da Festa das Gerações promovida pela Casa de Repouso Bem Viver, de Valinhos, e da Ballon Studio, de Campinas, em comemoração ao Dia do Idoso, neste domingo, 01 de outubro. Na ocasião, os pais são convidados a levar seus filhos para visitar o local e vivenciar com os idosos da casa de repouso brincadeiras tradicionais como pião, ioiô, cinco marias, damas, dominó, bambolê, corda e amarelinha.

 

Um período para convivência entre os mais velhos e os pequenos é muito comum no exterior. Na Europa, esses momentos para brincadeiras e troca de experiências acontecem regularmente e são popularmente chamados de avós de aluguel. Geralmente, acontecem quando uma criança não tem a figura dos avós da família por perto. Na Alemanha, por exemplo, os idosos, que fazem parte de uma associação, se oferecem para passear e cuidar de bebês e crianças até 10 anos uma ou duas vezes na semana, por duas a seis horas. Eles se sentem úteis novamente, há um resgate da autoestima e das tradições. Por lá, para se candidatar, basta ter tempo, energia e um coração aberto para as crianças.

 

“A ideia é reproduzir um pouco desse costume de fora e promover um momento de integração, conhecimento e diversão para os mais velhos e para os pequenos. Essa troca de vida é muito rica e deveria ser muito mais estimulada e valorizada por todos nós”, afirma Adriana Ribeiro, diretora da Ballon Studio, responsável pela organização das brincadeiras e das propostas de vivências.

Para Leonir R. de Jesus, gerente geral da Bem Viver, a experiência é uma troca repleta de carinho. “Esse convívio faz com que os idosos se sintam estimulados a ensinar o outro e a contar suas experiências e histórias. A criança dá uma atenção de qualidade, verdadeira e os idosos sentem isso. Já para os pequenos, a experiência é também um aprendizado para respeitar as diferenças entre as gerações”, ressalta.

A Festa das Gerações acontece nas duas unidades da Casa de Repouso Bem Viver, na unidade do bairro Castelo, das 13h30 às 15h, e na unidade Centro, das 15h30 às 17h, em Valinhos.

 

Casa de Repouso Bem Viver

O espaço tem o objetivo de proporcionar aos hóspedes um ambiente familiar, de paz, sossego, tranquilidade, amor e, especialmente, carinho. Conta com atividades para o corpo e mente, com muita diversão e preocupando-se sempre com o bem estar dos hóspedes. Trata-se de ambiente com serviços e profissionais especializados, cuidando do estado físico e mental. A proposta é envelhecer aproveitando tudo o que a vida tem de melhor, de um modo saudável e inteligente.

Festa das Gerações

Casa de Repouso Bem Viver e Ballon Studio

Rua Manoel Estabino do nascimento, 92, Bairro Castelo, Valinhos

Das 13h30 às 15h

Rua Rosa Giardeli Manprin, 59 , Centro, Valinhos

Das 15h30 às 17h

Entrada liberada para pais com crianças

Deixe uma resposta