Novo conceito de espaço compartilhado chega a Campinas

Projeto OCA é um coworking onde os filhos também são bem-vindos; lugar também é aberto para o desenvolvimento de ações culturais e empreendedorismo

Conciliar a maternidade/paternidade com vida profissional é um desafio para muito pais. Nem sempre é possível
unnamed-5exercer a profissão e estar perto dos filhos. Pensando neste propósito, a OCA abre as portas de sua belíssima casa ao lado da Lagoa do Taquaral, em Campinas. Um ambiente criativo, pronto para receber quem busca um local para trabalhar sem as amarras do escritório tradicional e onde as crianças são muito bem-vindas, unindo as atividades profissionais e sociais.

A OCA traz para a região de Campinas um conceito ainda inédito por aqui, de agregar em um único local espaços para toda a família e todas as idades. São cinco frentes de trabalho, divididos pelos ambientes da casa. O primeiro é o coworking, com bancadas de trabalho, acesso à internet, impressora, salas de reunião e, futuramente, salas de vídeo conferência. O segundo é o Meninário, ambiente privilegiado pela natureza, totalmente dedicado às crianças para a realização de atividades recreativas, oficinas, momentos para criar, inovar e colaborar, além do livre brincar, com o objetivo principal de legitimar o empreendedorismo nato e a autoconfiança. O terceiro é o Oca Lab, espaço para conhecimento, empreendedorismo individual, palestras, cursos, workshops e também manifestações culturais. O quarto é o Programa para Jovens, cujo objetivo é auxiliar em seu desenvolvimento, seja das próprias habilidades ou da autoconsciência para o despertar do empreendedorismo. E a quinta frente de trabalho é o HUB Gastronômico, para quem precisa de um espaço e de uma cozinha formatada para o desenvolvimento de técnicas culinárias e de um novo negócio. O local também é ponto de encontros para happy hours e vendas de garagem.  

 

unnamed-3O espaço foi projetado pelas amigas Ana Paula Lima, que é mãe, farmacêutica e possui formação em Pedagogia Waldorf, e Vivian Massignan, arquiteta e mãe. Elas tiveram motivações diferentes, mas objetivos em comum ao criarem a OCA. Ana Paula atuou durante anos com marketing farmacêutico, porém, após o nascimento de seus dois filhos, deixou a profissão de lado para se dedicar às crianças. Já Vivian trabalhava em casa, se dividindo entre a profissão e a criação dos dois filhos. Ana sentia dificuldade de voltar a trabalhar, pois não gostaria de se afastar da criação mais próxima das crianças, já Vivian precisava de um ambiente de trabalho novo, onde os filhos também estivessem próximos e ela pudesse compartilhar experiências e criar novas oportunidades. Foi então que surgiu o projeto OCA.

 

 

Segundo as idealizadoras, este é um projeto que tem como intuito promover o aprendizado e a integração das unnamed-1famílias: “A OCA vai além de um ambiente de coworking. Nossa ideia é que todos possam trabalhar aqui, principalmente quem é pai ou mãe, sem que o momento do trabalho os separe dos seus filhos”, afirma Ana Paula. “Acreditamos no empreendedorismo e na inovação no ambiente de negócios como respostas às exigências da atualidade. Todos os ambientes da OCA são colaborativos, focados em processos de cocriação e gestão participativa, com o objetivo de fomentar a economia criativa em todas as idades”, completa Vivian.

 

No site www.projetooca.com.br é possível conhecer mais sobre a OCA, encontrar a programação completa e também a tabela de valores para o uso do coworking e Meninário.

A OCA funcionará até 23 de dezembro e reabre no dia 09 de janeiro.

Serviço:

OCA

Endereço: Av. Doutor Heitor Penteado, 1785, Taquaral – Campinas (SP)

Telefone: (19) 99236.2727 / (19) 98217.8591

Email: [email protected]

Site: www.projetooca.com.br

Facebook: www.facebook.com/ocacampinas

Instagram: @projetooca

Deixe uma resposta