Virada Sustentável Valinhos ocorre no próximo final de semana

 

Segunda edição do evento irá de sexta a domingo; são mais de 50 atrações gratuitas no Parque CLT

virada
Banda Dona Zaíra se apresenta na noite de sexta-feira

A partir desta sexta-feira (25), Valinhos recebe a 2ª edição da Virada Sustentável. Até domingo, serão mais de 50 atrações, todas gratuitas, no Parque CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna. A programação é voltada para todas as idades e inclui teatro, shows musicais, oficinas de arte, pintura, reciclagem, esportes e atividades de bem-estar. A programação completa está disponível em: viradasustentavel.com/valinhos

 

“É com grande orgulho que acompanhamos a realização da segunda edição da Virada Sustentável em Valinhos, uma mostra importante de que o tema não está restrito apenas aos grandes centros urbanos”, disse o jornalista André Palhano, fundador da Virada Sustentável.

 

“A Virada Sustentável no interior se consolida como um evento do calendário cultural da Região Metropolitana de Campinas. Estamos muito felizes com a participação de voluntários e com o edital deste ano em que artistas, coletivos e ONGs se inscreveram para oferecer cerca de 50 atividades gratuitas que propõem ao público uma visão abrangente da sustentabilidade”, afirmou Paulo Pontes, produtor da Virada Sustentável Valinhos.

 

A segunda edição da Virada Sustentável Valinhos tem, novamente, patrocínio WestRock, uma das maiores fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens. “No próximo ano comemoramos 75 anos de WestRock no Brasil. Com 2.500 funcionários em todo o país, a empresa iniciou suas operações em Valinhos, onde mantém duas unidades fabris e um escritório corporativo na cidade de Campinas. Nos orgulhamos muito em trazer a Virada Sustentável pela segunda vez para a cidade e para o interior de São Paulo. Esse movimento também fortalece a nossa relação com a população com base na integridade, respeito, responsabilidade e excelência, valores que norteiam todas as nossas ações e atividades”, disse Cynthia Wolgien, gerente de Marketing e Comunicação Corporativa WestRock.

 

O evento também tem o apoio do Blue Tree Tower Valinhos, da Serello Ambiental e da Ekoplac.

 

 

Programação

Na sexta-feira, o evento será aberto com a fanfarra da APAE Valinhos, a partir das 9h. Ainda no período da manhã, a Criante Oficinas ensinará como fazer brinquedos a partir de materiais reciclados, e um bate-papo vai abordar a importância dos brinquedos educativos e pedagógicos na evolução da criança. Teatro infantil, crochê de dedo e palestra sobre o consumo sustentável na moda também fazem parte da programação no primeiro dia.

 

A principal atração musical ocorre na noite de sexta, com a apresentação da banda Dona Zaíra, de Piracicaba. Com traje de astronauta e instrumentos da tradição popular eletrificados, o grupo leva o público para uma viagem sonora cheia de energia, cantando seus sucessos e fazendo releituras das suas maiores referências musicais. Dona Zaíra participou do programa SuperStar, da Globo, e ficou conhecida pelo seu som que mistura rock, jazz, mpb em uma banda de forró.

 

O sábado começa com esporte e inclusão social, com a corrida organizada pela ONG Pernas de Aluguel. Também haverá capoeira para adultos e crianças, alongamento e dança, yoga para gestantes e TPM (Tem Pedal das Minas). A agenda da tarde inclui o teatro Vem Ser, da APAE Valinhos, Gincana Família Sustentável, e muita música com o Projeto Guri – Camerata de Violões de Indaiatuba, Pequenos Contos Sonoros e Banda Kick Bucket.

 

Domingo é dia de adoção de animais (ONG Patinhas Perdidas), feira de alimentos orgânicos, piquenique, oficina sobre alimentos funcionais, aula de zumba, musical Joaninha Douradinha, entre outras atrações.

 

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um evento que nasceu em São Paulo. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, setor privado, escolas e universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais. Desde 2011, já foram realizadas seis edições da Virada Sustentável na cidade de São Paulo, duas edições em Manaus, uma em Porto Alegre e uma em Valinhos. Com feições de agito cultural, a Virada Sustentável reúne atrações, oficinas e debates ligados aos temas da sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

Além do patrocínio da WestRock, a edição 2016 conta, ainda, com as parcerias da Caravana Cultural, Projeto Guri, Apae Valinhos, Grupo Rosa e Amor, além do apoio institucional da Secretaria de Cultura de Valinhos e produção da 3 Apitos Esporte e Cultura.  Na edição anterior, o evento ofereceu 45 atrações e atraiu 3 mil pessoas.

 

Sobre a WestRock

A WestRock ( Rigesa em Valinhos) é uma empresa global líder em soluções de papel e embalagens de papelão ondulado. Seu propósito é construir, junto com os clientes, soluções únicas em embalagens que impulsionem seu negócio, tornando-se o melhor parceiro em tudo o que faz. São 39.000 funcionários que combinam inovação, prática e execução rigorosa em mais de 250 operações de negócios espalhadas pela América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.

 

Com uma atuação global e execução local focada em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, a WestRock realiza um trabalho contínuo na criação de valor permanente para seus stakeholders enquanto opera de forma segura, usando recursos naturais com responsabilidade e investimento nas comunidades onde atua.

 

Serviço

2ª Virada Sustentável Valinhos

Quando: 25 a 27 de novembro

Local: Parque CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna

Programação Completa:  www.viradasustentavel.com/valinhos

Deixe uma resposta