Virada Sustentável Valinhos abre inscrições para projetos e voluntários

 

Virada Sustentável Valinhos abre inscrições para projetos e voluntários

Segunda edição do evento ocorrerá de 25 a 27 de novembro

virada
(Foto: Tarsila Danieletto)

 A 2ª edição da Virada Sustentável Valinhos já tem data marcada e está com as inscrições abertas para quem quer participar com um projeto ligado ao tema sustentabilidade ou como voluntário. O evento ocorre de 25 a 27 de novembro no Parque CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna, no Jardim Pinheiros, e reúne diversas atividades, todas gratuitas, voltadas para a comunidade. Para se inscrever, basta acessar o site www.viradasustentavel.com/valinhos.

 

Os projetos podem ser inscritos por artistas, oficineiros, ONGs, órgãos públicos, escolas, universidades, entre outros, e devem estar relacionados a temas ligados à sustentabilidade, como: Direitos Humanos, Cidadania, Economia Criativa, Mudanças Climáticas, Consumo Consciente, Biodiversidade, Economia Verde, Reciclagem, Mobilidade e Qualidade de Vida. O engajamento do voluntariado também é fundamental para a mobilização e educação dos moradores da região. Com participação direta e ativa nas atividade, há diversas formas de contribuir com a Virada Sustentável, como a cobertura do evento (produção de fotos e vídeos), monitoramento de oficinas, montagem e assistência de produção. O voluntário precisa ter mais de 16 anos e pode escolher em quais dias e turnos do evento tem disponibilidade para ajudar nas ações.

 

A Virada Sustentável é um evento que nasceu em São Paulo. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, setor privado, escolas e universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais. Desde 2011, já foram realizadas seis edições da Virada Sustentável na cidade de São Paulo, duas edições em Manaus, uma em Porto Alegre e uma em Valinhos. Com feições de agito cultural, a Virada Sustentável reúne atrações, oficinas e debates ligados aos temas da sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

A segunda edição da Virada Sustentável Valinhos tem patrocínio WestRock, uma das maiores fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens. Com duas unidades fabris e um escritório corporativo na região, a multinacional também patrocinou o evento no ano passado.

 

A edição 2016 conta, ainda, com as parcerias da Caravana Cultural, Projeto Guri, Apae Valinhos, Grupo Rosa e Amor, além do apoio institucional da Secretaria de Cultura de Valinhos e produção da 3 Apitos Esporte e Cultura.

 

Edição anterior

Em novembro de 2015, foi realizada a 1ª edição da Virada Sustentável no interior de São Paulo em formato piloto em Valinhos. O evento ofereceu 45 atrações e atraiu cerca de 3 mil pessoas. Um dos destaques da programação foi o show do músico Paulo Miklos, que tocou com a banda Os Prettos os clássicos de Adoniran Barbosa. Houve, ainda, espetáculo infantil, pinturas artísticas em caçambas, grafites, plantio de mudas, oficina de skate, entre outras ações.

 

virada-3virada-4

 

Serviço

2ª Virada Sustentável Valinhos

Quando: 25 a 27 de novembro

Local: Parque CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna

Inscrições de projetos e voluntários:  www.viradasustentavel.com/valinhos

Deixe uma resposta